Histórico dos Projetos de Extensão 

Projeto de extensão 2019-2024:

PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS DAS CIÊNCIAS NO ENSINO E NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

O grupo multidisciplinar "História das ciências na educação científica (HSSE)" vem desenvolvendo, desde 2011, abordagens históricas interdisciplinares e transdisciplinares para o Ensino das Ciências, integrando aspectos epistêmicos e não epistêmicos no desenvolvimento de teorias, modelos e conceitos da Física, da Química e da Biologia. Dentre os resultados que vêm sendo obtidos, estão as narrativas históricas em que cada conteúdo é enfocado mediante seu contexto social, temporal e geográfico, em diálogo com diferentes campos do saber. Nessa nova etapa do projeto, e de acordo com uma concepção de ciência como integrante da cultura, busca-se o desenvolvimento de inovações em processos e produtos para abordar tais narrativas históricas, com o uso de novas tecnologias. Com uma equipe que reúne professores da Escola Básica, docentes universitários, estudantes da graduação e da pós-graduação, o grupo buscará o desenvolvimento de pequenos vídeos, visando experimentar novas linguagens e tecnologias para a divulgação científica e o ensino de ciências, abarcando conteúdos dos níveis do Ensino Fundamental e Médio, e outros relevantes em termos de Formação de Professores. O projeto promove a integração da comunidade escolar em distintos âmbitos, num esforço para a difusão e democratização dos saberes das ciências, fomentando, assim, a formação para a cidadania e a promoção dos direitos humanos. Esta etapa do novo projeto teve início em março de 2019 e tem término previsto para dezembro de 2024


Diálogos possíveis entre a história, a filosofia e a sociologia das ciências e o ensino de ciências. Ciclo de seminários - módulo I

 

O ciclo de seis seminários abordará pesquisas atuais acerca do dialogo entre as áreas do conhecimento da história, filosofia e sociologia das ciências e das contribuições que tais abordagens podem oferecer ao ensino de ciências e à formação de professores, no contexto atual de pós-modernidade.


(Código PROEC 16358)


PROJETO DE EXTENSÃO 2016-2018: 

ABORDAGENS CULTURAIS E SOCIOCIENTÍFICAS NA SALA DE AULA:

A HISTÓRIA E A ARTE NO CAMINHO PARA A AUTONOMIA – PARTE 2

O projeto objetiva desenvolver abordagens da História das Ciências em perspectiva diacrônica e contextualizada, promovendo reflexões epistemológicas, a interface com outros campos do saber e suas possibilidades e implicações para o Ensino de Ciências. A partir do estudo de episódios da História das Ciências, em perspectiva diacrônica e mediante seu contexto político, social, tecnológico e cultural, objetiva-se promover reflexões epistemológicas, sobre relação das ciências com a arte, com a religião e com outras manifestações culturais avaliando suas possibilidades e implicações para o Ensino de Ciências. O grupo multidisciplinar busca desenvolver abordagens interdisciplinares e transdisciplinares, integrando aspectos epistêmicos e não epistêmicos no desenvolvimento de teorias, modelos e conceitos da Física, Química, Biologia e da Matemática, relevantes para o Ensino das Ciências e da Matemática. Mediante uma concepção de ciência como integrante da cultura, busca-se o desenvolvimento de inovações em processos e produtos voltados para o Ensino Fundamental e Médio, na Formação de Professores, e, para a Divulgação Científica. As pesquisas procuram reunir subsídios para analisar, de forma qualitativa e/ou quantitativa, os usos de abordagens históricas, filosóficas e sociais como forma de abordagem teórica e metodológica nos processos de ensino e aprendizagem, bem como os processos de comunicação e representação envolvidos no ensino e em ações de divulgação das ciências e de extensão. Em meados de 2018, o grupo incorpora um novo projeto, transformar resultados de pesquisas em vídeos para a divulgação da história da ciência e para seu uso na educação. 


PROJETO DE EXTENSÃO  2014 – 2015:

ABORDAGENS CULTURAIS E SOCIOCIENTÍFICAS NA SALA DE AULA:

A HISTÓRIA E A ARTE NO CAMINHO PARA A AUTONOMIA

Este projeto de extensão é parte integrante de um projeto maior que busca amalgamar a docência, a pesquisa e a extensão. Esta integração ocorre no âmbito do Grupo Multidisciplinar de Pesquisa e Estudos em História e Filosofia das Ciências no Ensino de Ciências e Matemática, por meio da integração colaborativa entre professores da Escola Básica da rede pública de ensino, pesquisadores docentes da Universidade, estudantes de pós-graduação, de iniciação científica, e integrantes do PIBID[1]. O presente projeto descreve as ações voltadas à extensão, evidenciando, porém, sua interdependência das demais instâncias mencionadas. Objetiva-se, neste escopo específico, a formação inicial e continuada de professores da escola básica da rede pública de ensino, para abordagens históricas, epistemológicas, sociocientíficas e de diferentes manifestações das artes na sala de aula. A metodologia de trabalho pauta-se, basicamente, na construção compartilhada do conhecimento em encontros semanais para a realização de seminários, estudo e debate sobre referenciais teóricos atuais e desenvolvimento de atividades didáticas para a sala de aula.


PROJETO DE EXTENSÃO 2012-2013:

HISTÓRIA E A NATUREZA DA CIENCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA

Esta proposta objetiva a formação continuada de professores da escola básica, para lidar com a inserção de conteúdos de história, sociologia e filosofia da ciência (HFC) na sala de aula, visando benefícios para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Buscando a interdisciplinaridade entre aspectos conceituais de distintos campos do conhecimento, recursos materiais e metodologia de trabalho, será realizado um levantamento inicial dos interesses e das dificuldades que os professores encontram para a implementação efetiva da HFC em suas aulas. Quanto a fundamentação teórica, serão estudados os principais tipos de distorção da história e epistemologia da ciência presentes no ambiente escolar, e suas conseqüências na formação do estudante, fundamentando o professor para reconhecer e lidar com a pseudo-história. Para o encaminhamento metodológico, serão analisadas algumas propostas para a superação de obstáculos implementadas em ambiente escolar, inscritas em uma metodologia de trabalho previamente desenvolvida e avaliada por meio da pesquisa. A seguir, os professores selecionarão temas da história da ciência de seu interesse e desenvolverão propostas para a sala de aula, respaldados pela fundamentação teórica estudada e vivenciada. Pretende-se preparar o professor para a autonomia em sua prática reflexiva, fundamentando-o para transpor a metodologia desenvolvida para outros conteúdos da HFC. Este projeto também foi parte integrante de um Programa de Extensão do Campus de Diadema intitulado "Programa de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática: a prática docente em foco", entre 12/2010 a 06/2013.