Seminários de Pesquisa e Formação de Professores

De cómo la epistemología modula la historia de la ciencia, enseñanza de las ciencias

Agustín Arduriz

Do espaço ao tempo: Arte, Ciência e as crises da Cultura Ocidental

Roberto Moreira

Conteúdos Cordiais no Ensino de Ciências

Glória Queiroz

Cidadania(s), meio ambiente e ensino de ciências

Anne Freitas

Elementos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores

Ivy Judensnaider

História das Ciências decolonial: novos problemas, novas abordagens e novos objetos

Marcia Alvim

Reflexões sobre Gênero e Relações Étnico-Raciais na História da Ciência

Letícia dos Santos Pereira

Zumbi-Dandara dos Palmares: desafios e oportunidades da educação escolar quilombola

Alan A. Brito

História das Ciências e QSC para a promoção da justiça social no ensino de ciências

Thaís Forato

Controvérsias no Programa Nuclear Brasileiro

Winston Schmiedecke

Os embates entre William Crookes e George Stokes

Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira

HFC e QSC no ensino de física: possibilidades para abordar ética na Escola Básica

Alexandre Bagdonas

Descolonização das ciências em afroperspectiva

Bárbara Carine Soares Pinheiro

História das ciências e ensino de ciências: conquistas, problemas e desafios"

Lilian Al-Chueyr

Uma possibilidade para a história da biologia no ensino

Gerda Maísa Jensen

Ciências Biológicas: teoria unificadora ou várias teorias?

Maria Elice de Brzezinski Prestes

História da química na sala de aula: buscando estratégias e materiais didáticos.

José O. Baldinato

Currículo e conhecimento: a produção de sentidos no ensino das Ciências da Natureza

Reginaldo Meloni

O Ensino da Ética Química através da História e Filosofia da Química - Parte 2

Evandro Rozentalski

O Ensino da Ética Química através da História e Filosofia da Química

Evandro Rozentalski

Geometrias Prática e Teórica presente em The Pathewaie To Knowledge - Parte 2

Regina Thaíse F. B.

Geometrias Prática e Teórica presente em The Pathewaie To Knowledge - Parte 1

Regina Thaíse F. B.

História da Astronomia e Etnoastronomia

Walmir Thomazi Cardoso

Experimentos Históricos Pelo Olhar da História Cultural das Ciências

Wagner Tadeu Jardim

Histórias em quadrinhos e a HFC ao ensino dos elementos químicos - Lítio

Mônica Regina Vieira Leite

Gênero, raça e interseccionalidade: ensino e ciências

Monica Abrantes Galindo

Possível interlocução entre HFC e o fazer científico por metodologias alternativas -Ensino de Física

José Leandro Costa Gomes


As reconstruções estruturais de Kuhn: Ressignificando Paradigmas

José Leandro Costa Gomes

As dificuldades de um jovem experimentador

Roberto Martins

Mulheres na ciência: vamos mudar essa história

Maria Inês Ribas Rodrigues

César Lattes na história da Física nuclear e de partículas

Heráclio Tavares

A Primeira Tradução Francesa Para a Óptica de Isaac Newton no Inicio do Séc. XVIII

Breno A. Moura

Narrativas históricas no ensino de ciências

Hermann Schiffer Fernandes

Lise Meitner e a Fissão Nuclear caminhos para uma narrativa feminista

Isabelle Priscila

Formando professores para os usos da HFC no Ensino de Ciências e Matemática

Thaís Forato

Análise de redes históricas: uma visão complexa da ciência

Marlon Alcântara

Natureza da Ciência e currículo: repensando relações para o ensino de ciências

Cristiano Moura

Perspectivas teórico-metodológicas do debate entre a NDC e a Educação Científica

Gabriela Kaiana

Bruno Latour e ensino de ciências

Thiago Peron

História da Ciência no ensino discutindo possibilidades pra uma educação contextual

Andreia Guerra

Educação Ambiental: Discussões contemporâneas?

Andreia Melo Andrade

O Papel da História das Ciências frente à Crise da Modernidade

Ivã Gurgel